Pular direto para o conteúdo principal.

Pular para o menu superior.

Pular para caixa de busca.

Pular para o menu esquerdo.

Pular para o menu direito.

Ferramentas Pessoais
Acessar
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícias Institucional MPF facilita o acesso a informações de seus processos

MPF facilita o acesso a informações de seus processos

Ferramenta lançada este ano permite a consulta da situação atual dos feitos judiciais e extrajudiciais e até de documentos administrativos

04/09/2013




Uberaba. Há cerca de quatro meses, encontra-se disponível no endereço eletrônico do MPF uma ferramenta que possibilita, a qualquer cidadão, consultar o andamento de processos judiciais e extrajudiciais que tramitam na instituição.

Lançada no início de maio, a consulta permite a pesquisa de ações judiciais, inquéritos policiais, autos extrajudiciais, documentos e processos administrativos.

A pesquisa é feita por instância de atuação do MPF, de forma a facilitar a busca. No caso da primeira instância, por exemplo, que são as Procuradorias da República instaladas nas capitais dos estados e municípios, o interessado deve informar a unidade da Federação, o órgão do MPF (em qual procuradoria se encontra o objeto de sua pesquisa), o tipo de expediente, e, para finalizar, o nome da parte ou o número da ação ou procedimento.

Para o procurador da República em Uberaba, Thales Messias Pires Cardoso, a disponibilização desse tipo de informação na internet facilita não só a vida do cidadão, como também o próprio trabalho de alguns setores do MPF.

“Além de concretizar o cumprimento do dever de transparência a que estão sujeitas todas as instituições públicas, a ferramenta criou uma nova realidade. Hoje, não se faz mais necessário que o cidadão se dirija às nossas sedes para buscar informações que estão disponíveis na internet, podendo fazê-lo de casa mesmo. Por outro lado, os servidores que eram demandados para fornecer tais informações podem ser alocados em outras atividades, tornando mais eficiente a prestação dos nossos serviços”, diz.

Em Uberaba, tramitam atualmente 241 procedimentos extrajudiciais e 3.237 feitos judiciais. Destes, 2.312 são criminais e 925, cíveis.

Mapa – Outra ferramenta disponibilizada pelo MPF é o mapa da atuação institucional, que exibe todas as ações movidas na área cível e criminal, separadas por unidade do MPF e por tema.

Para ter acesso aos dois sistemas, clique nos banners ao lado.


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123.9008
No twitter: mpf_mg





Procuradoria da República em Minas Gerais
Av. Brasil, 1877 - Bairro Funcionários - CEP 30140-007 - Belo Horizonte/MG - Tel: (31) 2123-9000
Horário de Atendimento ao Cidadão: 2ª a 6ª feira, de 12 às 18 horas